Boca saudável, corpo saudável.😁😉
. . .
🦠 Pode não parecer, mas existem no organismo saudável bactérias importantes para o bom funcionamento do corpo. Apesar disso, quando se acumulam, esses agentes podem iniciar uma complicação para as pessoas.
. . .
👉🏻Se não houver a correta higienização, bactérias 🦠 nocivas ao organismo podem crescer dentro da boca e, se forem para a corrente 🩸sanguínea, podem causar doenças pelo corpo. Elas usam do trato gastrointestinal ou do sangue para ter acesso ao organismo.
.
👉🏻Essa proliferação de bactérias pode acontecer principalmente em três situações:
.
.✅ Quando a pessoa não elimina a placa bacteriana, acumulando-a com o tempo;
✅ Quando o organismo está com a imunidade baixa e quando há sangramento na boca.
.
👩🏻‍⚕️Na maioria das vezes, esses problemas podem ser evitados com uma boa higiene bucal!!!! .
O Dia das Bruxas está chegando!!!! Vamos entrar no clima da data falando sobre Bruxismo?
Não se preocupe, pois o termo Bruxismo não tem nenhuma relação com Bruxas ou Bruxarias, mas se refere ao hábito de apertar e ranger os dente involuntariamente.
A palavra Bruxismo tem origem do nome grego brýkhmós – se pronuncia “brucsismo” –, que, traduzido ao português, significa “ranger os dentes”.
Este é um problema sério para a saúde bucal, é mais frequente do que se imagina e suas consequências podem ser graves.
O Bruxismo pode acontecer devido a fatores psicológicos como estresse e ansiedade, ou estar relacionado com fatores genéticos e respiratórios. É importante que a sua causa seja identificada para que o tratamento seja mais eficaz. Seus sintomas são percebidos principalmente quando a pessoa acorda, pois devido ao apertar ou ranger constante dos dentes, os músculos do rosto podem ficar doloridos. Além disso, outros sintomas de bruxismo são: desgaste da superfície dos dentes; amolecimento dos dentes; dor nas articulações da mandíbula; dores de cabeça ao acordar; cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.
.
Fique atento aos sintomas e consulte um dentista regularmente.
O último final de semana foi dedicado ao curso de DTM, BRUXISMO E PLACAS OCLUSAIS do professor RicardoTanus, que é referência sobre este assunto.
.
Nesse mundo com stress constante, é fundamental para a nossa profissão o conhecimento mais profundo sobre o assunto. Desde o início da pandemia, o número de pacientes que apareceram no consultório com problemas na ATM e bruxismo aumentou muito.
.
Obrigada professor @ricardo.tanus por compartilhar tanto conhecimento!!
✨O PODER DA PREVENÇÃO✨
.
A prevenção em saúde bucal é de extrema importância e sua realização só traz benefícios como:
* Eliminar ou diminuir o risco de cáries. ✅
* Evitar ou controlar os problemas periodontais. ✅
* Permitir que alterações bucais sejam identificadas precocemente, aumentando a possibilidade de cura e minimizando os danos. ✅
* Auxiliar na realização de tratamento ortodôntico, facilitando a higienização e promovendo um sorriso saudável.✅
.
No nosso consultório sempre orientamos aos pacientes para que realizem semestralmente as consultas de manutenção preventiva para que eles possam manter o estado de saúde bucal plena alcançado ao finalizar os tratamentos odontológicos. Ao fazer seu check-up odontológico é realizada uma avaliação detalhada sobre a necessidade de cada pessoa para adquirir numa saúde bucal adequada!!
A língua é um local onde se abrigam restos alimentares e bactérias.👅👅
O acúmulo destas bactérias formam uma camada branca, chamada de saburra, que pode gerar halitose (mau hálito) e lesões de cárie. A escovação irá remover essa camada, deixando sua língua rosada e saudável novamente.
Então o motivo de escovar a língua todos os dias é simples: mantêm a sua saúde bucal e evita o mau hálito.
%d blogueiros gostam disto: