Blog

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual tipo de escova de dentes é melhor para a saúde bucal, se é a manual ou
a elétrica. Essa questão é muito importante porque a cárie dentária e a periodontite – infecção das gengivas – são as doenças bucais mais comuns no mundo e podem até levar à perda de dentes.⚠️⚠️⚠️
.
Para realmente evitar cáries e periodontite, é necessário saber a maneira correta de escovar os dentes, e no dia a dia do consultório verifico que muitos pacientes na idade adulta parecem não saber a modo adequado de realizar uma boa escovação.
.
Para quem sabe a maneira correta de escovar os dentes, a escova de dentes manual irá ser eficaz, além de ter um custo bem mais em conta.
.
As escovas elétricas são mais indicadas para aquelas pessoas que tem alguma dificuldade ou limitação para a escovação dos seus dentes. Dentre elas podemos destacar idosos; pessoas com dificuldades motoras; pessoas com deficiência física; e crianças em fase de adaptação da higiene bucal.
.
Existem algumas circunstâncias específicas em que pode ser mais conveniente usar uma escova manual. Uma delas, por exemplo, é após uma cirurgia bucal, quando há pontos ou uma área dolorida. Nesse caso, uma escova manual com cerdas ultramacias permite uma escovação mais suave, na qual o paciente pode controlar a velocidade e o cuidado com o qual ele limpa a área sensível.
.
Para quem prefere continuar usando as escovas manuais, a melhor técnica de escovação é: colocar a escova de dentes em um ângulo de 45º em direção à interseção da gengiva e do dente e, então, iniciar um movimento lento e curto, primeiro horizontalmente e, depois, verticalmente. Assim, toda a superfície dos dentes serão atingidas. Além disso, não se deve esquecer de escovar a língua.
.
Para saber mais sobre como manter uma boa higiene oral é muito importante visitar o seu dentista regularmente.😉😉😉
Mito ou verdade: antibiótico faz mal para os dentes?

Pessoas afirmam que tem os dentes fracos, cariados, porque tomaram muito antibiótico na infância. Ou então pais justificando as cáries dos filhos. Vamos então desvendar isso!

Ao contrário do que muitos pensam… NÃO!! Antibióticos não enfraquecem os dentes.
Porém tem um antibiótico em especial, a tetraciclina, que tem a característica de aderir à dentina provocando manchas nos dentes, principalmente entre o quarto mês de vida intrauterina até aproximadamente os sete anos da criança (quando os dentes ainda estão em formação). Depois de completada a formação dentária, esse medicamento não irá ocasionar problemas.

Os antibióticos também não causam cáries, porém esses medicamentos, principalmente os xaropes, tem uma grande quantidade de açúcar para facilitar a ingestão do medicamento por crianças, e o açúcar é um grande responsável pelo surgimento de cáries. Muitos desses medicamentos tem a dose que deve ser tomada de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, sendo muita das vezes necessária uma dose no período noturno, quando a criança já está na cama, principalmente com enfermidade. Então os pais acabam ficando com dó de tirar o filho da cama e negligenciam a higienização bucal, deixando a criança dormir. O correto seria após cada dose, realizar a escovação completa. Para evitar as cáries é essencial uma higienização adequada e uma atenção e cuidado especial quando a criança estiver doente.
Você sabe por que os nossos dentes ficam amarelados com o tempo??
.
O esmalte dos nossos dentes é levemente poroso, o que permite que a pigmentação de alguns alimentos consiga penetrar nas camadas mais internas da estrutura dental. A dentina, que é responsável pela coloração, recebe essa pigmentação e tende a escurecer levemente, assumindo tons amarelados, mas que podem facilmente ser clareados através de um tratamento de clareamento dental.
Além da alimentação, outros fatores podem gerar o amarelamento dos dentes, tais como a propensão genética, desgastes dentais, fumo, má higiene oral, uso de algumas medicações e idade.
.
Você tem se incomodado com a coloração dos seus dentes?
Boca saudável, corpo saudável.😁😉
. . .
🦠 Pode não parecer, mas existem no organismo saudável bactérias importantes para o bom funcionamento do corpo. Apesar disso, quando se acumulam, esses agentes podem iniciar uma complicação para as pessoas.
. . .
👉🏻Se não houver a correta higienização, bactérias 🦠 nocivas ao organismo podem crescer dentro da boca e, se forem para a corrente 🩸sanguínea, podem causar doenças pelo corpo. Elas usam do trato gastrointestinal ou do sangue para ter acesso ao organismo.
.
👉🏻Essa proliferação de bactérias pode acontecer principalmente em três situações:
.
.✅ Quando a pessoa não elimina a placa bacteriana, acumulando-a com o tempo;
✅ Quando o organismo está com a imunidade baixa e quando há sangramento na boca.
.
👩🏻‍⚕️Na maioria das vezes, esses problemas podem ser evitados com uma boa higiene bucal!!!! .
O Dia das Bruxas está chegando!!!! Vamos entrar no clima da data falando sobre Bruxismo?
Não se preocupe, pois o termo Bruxismo não tem nenhuma relação com Bruxas ou Bruxarias, mas se refere ao hábito de apertar e ranger os dente involuntariamente.
A palavra Bruxismo tem origem do nome grego brýkhmós – se pronuncia “brucsismo” –, que, traduzido ao português, significa “ranger os dentes”.
Este é um problema sério para a saúde bucal, é mais frequente do que se imagina e suas consequências podem ser graves.
O Bruxismo pode acontecer devido a fatores psicológicos como estresse e ansiedade, ou estar relacionado com fatores genéticos e respiratórios. É importante que a sua causa seja identificada para que o tratamento seja mais eficaz. Seus sintomas são percebidos principalmente quando a pessoa acorda, pois devido ao apertar ou ranger constante dos dentes, os músculos do rosto podem ficar doloridos. Além disso, outros sintomas de bruxismo são: desgaste da superfície dos dentes; amolecimento dos dentes; dor nas articulações da mandíbula; dores de cabeça ao acordar; cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.
.
Fique atento aos sintomas e consulte um dentista regularmente.
O último final de semana foi dedicado ao curso de DTM, BRUXISMO E PLACAS OCLUSAIS do professor RicardoTanus, que é referência sobre este assunto.
.
Nesse mundo com stress constante, é fundamental para a nossa profissão o conhecimento mais profundo sobre o assunto. Desde o início da pandemia, o número de pacientes que apareceram no consultório com problemas na ATM e bruxismo aumentou muito.
.
Obrigada professor @ricardo.tanus por compartilhar tanto conhecimento!!
✨O PODER DA PREVENÇÃO✨
.
A prevenção em saúde bucal é de extrema importância e sua realização só traz benefícios como:
* Eliminar ou diminuir o risco de cáries. ✅
* Evitar ou controlar os problemas periodontais. ✅
* Permitir que alterações bucais sejam identificadas precocemente, aumentando a possibilidade de cura e minimizando os danos. ✅
* Auxiliar na realização de tratamento ortodôntico, facilitando a higienização e promovendo um sorriso saudável.✅
.
No nosso consultório sempre orientamos aos pacientes para que realizem semestralmente as consultas de manutenção preventiva para que eles possam manter o estado de saúde bucal plena alcançado ao finalizar os tratamentos odontológicos. Ao fazer seu check-up odontológico é realizada uma avaliação detalhada sobre a necessidade de cada pessoa para adquirir numa saúde bucal adequada!!
A língua é um local onde se abrigam restos alimentares e bactérias.👅👅
O acúmulo destas bactérias formam uma camada branca, chamada de saburra, que pode gerar halitose (mau hálito) e lesões de cárie. A escovação irá remover essa camada, deixando sua língua rosada e saudável novamente.
Então o motivo de escovar a língua todos os dias é simples: mantêm a sua saúde bucal e evita o mau hálito.
%d blogueiros gostam disto: